Dia da árvore | Iguá | Educação Socioambiental

Iguá realiza ações de educação socioambiental no dia da árvore

Companhia promove conscientização sobre a importância da conservação da vegetação para segurança hídrica e qualidade de vida; operações realizam campanha que apresenta as árvores como guardiãs das águas

 

São Paulo, 18 de setembro de 2023 – Na semana em que se celebra o Dia da Árvore (21 de setembro), a Iguá reforça seu papel na conscientização, conservação e recuperação da biodiversidade. As árvores são importantes para o saneamento e a segurança hídrica, principalmente nascentes e matas ciliares dos locais de atuação. Próximas de rios, elas atuam como barreiras para sedimentos – diminuindo a poluição, protegendo as encostas e evitando desmoronamentos.

“Preservar as árvores em nascentes e matas ciliares próximas a rios e corpos d’água ajuda no controle de erosão e enchentes, o que contribui para um futuro sustentável”, diz Joziel Donizzette Andrade, gerente de meio ambiente da Iguá.

Para marcar esta data, a Iguá irá realizar, na semana de 18 e 22, uma série de ações de educação socioambiental em suas operações, presentes em 6 estados do Brasil: Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por meio de ações sociais e conscientização ambiental, a Iguá busca promover a cidadania e sensibilizar a sociedade sobre a importância do ciclo da água e da preservação de áreas naturais.

“A responsabilidade social e o relacionamento com as comunidades são pilares da companhia. Nossa atuação visa contribuir com a aprendizagem por meio de atividades práticas que colaboram para o entendimento da importância da conservação das florestas, da fauna e flora, dos recursos hídricos, bem como o papel de cada um nesse processo”, afirma Natalia Carneiro Menezes, gerente de responsabilidade social da Iguá.

Plantio de mudas no Rio

A operação do Rio de Janeiro é um exemplo de como a Iguá atua para recuperar e preservar a biodiversidade. A companhia irá realizar a dragagem das áreas assoreadas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Já foram retiradas 150 toneladas de lixo e plantadas 18 mil mudas de mangue vermelho nas margens da Lagoa do Camorim. Até dezembro de 2023, o Complexo Lagunar receberá 40 mil mudas da espécie.

As obras de dragagem irão começar em novembro de 2023 e tem previsão de duração de 36 meses, com investimentos de R$ 250 milhões. Serão retirados cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo e sedimentos da Lagoa da Tijuca, Lagoa de Jacarepaguá, Canal da Joatinga, Canal de Marapendi e Lagoa do Camorim.

A despoluição e recuperação do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, desejo da população há décadas, já está trazendo resultados: aumento da biodiversidade – grupos de colhereiros, aves de plumagem rosada, apareceram no local, e geração de emprego para população do entorno.

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *